top of page

Manual de Utilização

Apresentação do Módulo - Labirinto

O módulo Labirinto do AMETECH foi desenvolvido para proporcionar uma experiência imersiva e lúdica, que estimula a atenção, o planejamento motor, a coordenação e o engajamento funcional por meio de um ambiente de exploração e resolução de caminhos.

A criança inicia a atividade em uma sala de entrada, que contém elementos estáticos e visuais estimulantes, e só acessa o labirinto após atravessar uma porta. O labirinto possui uma saída definida, mas o caminho até ela é repleto de estímulos e desafios terapêuticos.

Elementos do cenário:

🟠 Sala Inicial (Antes da porta):

  • Peças de LEGO estáticas

  • Um relógio de parede

  • Um quadro decorativo

  • Um foguete de brinquedo

  • Um robô

  • Uma janela com vista

  • Uma porta de acesso para o labirinto

🟢 Ambiente do Labirinto:

  • Bola que se move ao se aproximar

  • Túnel que exige que a criança se abaixe para passar

  • Brinquedos diversos (inclusive um trem)

  • Bola de Pokémon

  • Cubo mágico gigante (após o túnel)

  • Navio de brinquedo

Possibilidades de Atividades com Análise Comportamental Aplicada (ABA)

🔹 1. Atividade: Exploração da Sala Inicial

🔹 2. Atividade: Localizando a Saída

🔹 3. Atividade: Passando pelo Túnel

🔹 4. Atividade: Interação com a Objetos

Recomendações ao Terapeuta

 

1.Crie suas próprias atividades:O módulo é aberto à criatividade do terapeuta. Você pode desenvolver tarefas adaptadas aos objetivos específicos do seu paciente.

 

2.Registro da evolução da criança:Após cada tentativa de atividade, registre o desempenho da criança no sistema AMETECH utilizando os botões disponíveis:

     A criança não realiza a tarefa

AT    A criança realiza a tarefa totalmente dependente do terapeuta

AI    A criança realiza a tarefa parcialmente dependente do terapeuta

AM  A criança realiza a tarefa com pouca intervenção

+     A criança realiza a tarefa de forma independente

  1. Número de tentativas:
    Você pode repetir a mesma atividade quantas vezes desejar para melhor observar o progresso da criança.

  2. Análise de evolução:
    O sistema AMETECH gera um gráfico histórico com os registros realizados. Isso permite visualizar claramente a evolução da criança ao longo do tempo.

  3. Geração de relatório:
    Após a sessão, você poderá gerar um relatório em PDF, contendo:

    • Nome do paciente

    • Objetivo da atividade

    • Gráfico de desempenho

    • Conclusão escrita pelo terapeuta

    • Assinatura do profissional

botoes.png

Avalie o gráfico antes de gerar o relatório:

grafico.png

📌 Considerações Finais

 

O módulo Cozinha foi projetado para ser mais do que uma simulação — é uma ferramenta terapêutica interativa, engajadora e baseada em princípios da ABA. A flexibilidade do sistema permite adaptar as atividades para diferentes perfis e níveis de desenvolvimento.Se tiver dúvidas sobre o uso da ferramenta, entre em contato com o suporte técnico do AMETECH.

🔹 1. Atividade: Identificação de Alimentos

🎙️ Orientações de Segurança no Uso do AMETECH

 

"Atenção!

Para garantir a segurança no uso do AMETECH, é fundamental que o paciente esteja acompanhado por um profissional ou responsável durante toda a atividade. O uso dos óculos de realidade virtual pode reduzir a percepção do ambiente real, por isso é importante que o local esteja livre de obstáculos, móveis e objetos que possam causar acidentes. Certifique-se de que o espaço é adequado: se o ambiente for muito pequeno ou não permitir mobilidade segura, realize a atividade com o paciente sentado. Nunca deixe a criança sozinha durante o uso do equipamento. A segurança vem em primeiro lugar para que a experiência seja produtiva, terapêutica e segura."

O que solicitar à criança:
"Vamos olhar o que tem nesta sala. Você consegue me mostrar o foguete e o robô?"

Objetivo:
Estímulo à observação e reconhecimento visual.

Comportamento esperado:
A criança identifica os objetos solicitados e os nomeia ou aponta.

Resultado esperado:
Interação com os estímulos estáticos e desenvolvimento de vocabulário funcional.

Comando do terapeuta:
"Onde está o relógio?" "Você consegue encontrar o quadro?" "O que parece mais divertido aqui?"

Habilidade desenvolvida:
Atenção visual, nomeação funcional e discriminação de objetos.

inicio.png

🔹 2. Atividade: Localizando a Saída

🎙️ Orientações de Segurança no Uso do AMETECH

 

"Atenção!

Para garantir a segurança no uso do AMETECH, é fundamental que o paciente esteja acompanhado por um profissional ou responsável durante toda a atividade. O uso dos óculos de realidade virtual pode reduzir a percepção do ambiente real, por isso é importante que o local esteja livre de obstáculos, móveis e objetos que possam causar acidentes. Certifique-se de que o espaço é adequado: se o ambiente for muito pequeno ou não permitir mobilidade segura, realize a atividade com o paciente sentado. Nunca deixe a criança sozinha durante o uso do equipamento. A segurança vem em primeiro lugar para que a experiência seja produtiva, terapêutica e segura."

O que solicitar à criança:
"Vamos descobrir juntos onde fica a saída do labirinto!"

Objetivo:
Trabalhar orientação espacial e resolução de problemas.

Comportamento esperado:
A criança caminha pelo labirinto, explorando os caminhos até encontrar a saída.

Resultado esperado:
Deslocamento autônomo, compreensão espacial e perseverança na tarefa.

Comando do terapeuta:
"Vamos por esse caminho?" "Está certo ou precisamos voltar?" "Quase lá! Falta pouco!"

Habilidade desenvolvida:
Planejamento motor, raciocínio espacial e autonomia.

🔹 3. Atividade: Passando pelo Túnel

🎙️ Orientações de Segurança no Uso do AMETECH

 

"Atenção!

Para garantir a segurança no uso do AMETECH, é fundamental que o paciente esteja acompanhado por um profissional ou responsável durante toda a atividade. O uso dos óculos de realidade virtual pode reduzir a percepção do ambiente real, por isso é importante que o local esteja livre de obstáculos, móveis e objetos que possam causar acidentes. Certifique-se de que o espaço é adequado: se o ambiente for muito pequeno ou não permitir mobilidade segura, realize a atividade com o paciente sentado. Nunca deixe a criança sozinha durante o uso do equipamento. A segurança vem em primeiro lugar para que a experiência seja produtiva, terapêutica e segura."

O que solicitar à criança:
"Vamos passar pelo túnel! Para isso, precisamos nos abaixar!"

Objetivo:
Trabalhar a coordenação motora e adaptação corporal.

Comportamento esperado:
A criança percebe a necessidade de abaixar-se e realiza o movimento corretamente.

Resultado esperado:
Superação do obstáculo com sucesso.

Comando do terapeuta:
"Como podemos passar por ali?"  "O que acontece se você abaixar um pouco?"

Habilidade desenvolvida:
Consciência corporal, coordenação motora e flexibilidade de movimento.

🔹 4. Atividade: Interação com Objetos

🎙️ Orientações de Segurança no Uso do AMETECH

 

"Atenção!

Para garantir a segurança no uso do AMETECH, é fundamental que o paciente esteja acompanhado por um profissional ou responsável durante toda a atividade. O uso dos óculos de realidade virtual pode reduzir a percepção do ambiente real, por isso é importante que o local esteja livre de obstáculos, móveis e objetos que possam causar acidentes. Certifique-se de que o espaço é adequado: se o ambiente for muito pequeno ou não permitir mobilidade segura, realize a atividade com o paciente sentado. Nunca deixe a criança sozinha durante o uso do equipamento. A segurança vem em primeiro lugar para que a experiência seja produtiva, terapêutica e segura."

O que solicitar à criança:
"Chegue mais perto da bola e veja o que acontece!" Nomeios Objetos. 

Objetivo:
Estimular a coordenação motora.

Comportamento esperado:
A criança se aproxima da bola e observa seu movimento. Aponta para um objeto ou chega próximo.

Resultado esperado:
Reação ao movimento do objeto, com ou sem interação verbal.

Comando do terapeuta:
"O que aconteceu quando você se aproximou?" "Você acha que consegue empurrar?" "Você consegue passar a bola pelo túnel?"

Habilidade desenvolvida:
Exploração ativa, atenção dividida e causa-consequência.

bottom of page