
Manual de Utilização
Apresentação do Módulo - Labirinto
O módulo Labirinto do AMETECH foi desenvolvido para proporcionar uma experiência imersiva e lúdica, que estimula a atenção, o planejamento motor, a coordenação e o engajamento funcional por meio de um ambiente de exploração e resolução de caminhos.
A criança inicia a atividade em uma sala de entrada, que contém elementos estáticos e visuais estimulantes, e só acessa o labirinto após atravessar uma porta. O labirinto possui uma saída definida, mas o caminho até ela é repleto de estímulos e desafios terapêuticos.
Elementos do cenário:
🟠 Sala Inicial (Antes da porta):
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Peças de LEGO estáticas
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Um relógio de parede
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Um quadro decorativo
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Um foguete de brinquedo
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Um robô
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Uma janela com vista
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Uma porta de acesso para o labirinto
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🟢 Ambiente do Labirinto:
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Bola que se move ao se aproximar
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Túnel que exige que a criança se abaixe para passar
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Brinquedos diversos (inclusive um trem)
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Bola de Pokémon
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Cubo mágico gigante (após o túnel)
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Navio de brinquedo
Possibilidades de Atividades com Análise Comportamental Aplicada (ABA)
🔹 1. Atividade: Exploração da Sala Inicial
🔹 2. Atividade: Localizando a Saída
🔹 3. Atividade: Passando pelo Túnel
🔹 4. Atividade: Interação com a Objetos
✅ Recomendações ao Terapeuta
1.Crie suas próprias atividades:O módulo é aberto à criatividade do terapeuta. Você pode desenvolver tarefas adaptadas aos objetivos específicos do seu paciente.
2.Registro da evolução da criança:Após cada tentativa de atividade, registre o desempenho da criança no sistema AMETECH utilizando os botões disponíveis:
– A criança não realiza a tarefa
AT A criança realiza a tarefa totalmente dependente do terapeuta
AI A criança realiza a tarefa parcialmente dependente do terapeuta
AM A criança realiza a tarefa com pouca intervenção
+ A criança realiza a tarefa de forma independente
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Número de tentativas:
Você pode repetir a mesma atividade quantas vezes desejar para melhor observar o progresso da criança. -
Análise de evolução:
O sistema AMETECH gera um gráfico histórico com os registros realizados. Isso permite visualizar claramente a evolução da criança ao longo do tempo. -
Geração de relatório:
Após a sessão, você poderá gerar um relatório em PDF, contendo:-
Nome do paciente
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Objetivo da atividade
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Gráfico de desempenho
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Conclusão escrita pelo terapeuta
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Assinatura do profissional
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Avalie o gráfico antes de gerar o relatório:

📌 Considerações Finais
O módulo Cozinha foi projetado para ser mais do que uma simulação — é uma ferramenta terapêutica interativa, engajadora e baseada em princípios da ABA. A flexibilidade do sistema permite adaptar as atividades para diferentes perfis e níveis de desenvolvimento.Se tiver dúvidas sobre o uso da ferramenta, entre em contato com o suporte técnico do AMETECH.
🔹 1. Atividade: Identificação de Alimentos
🎙️ Orientações de Segurança no Uso do AMETECH
"Atenção!
Para garantir a segurança no uso do AMETECH, é fundamental que o paciente esteja acompanhado por um profissional ou responsável durante toda a atividade. O uso dos óculos de realidade virtual pode reduzir a percepção do ambiente real, por isso é importante que o local esteja livre de obstáculos, móveis e objetos que possam causar acidentes. Certifique-se de que o espaço é adequado: se o ambiente for muito pequeno ou não permitir mobilidade segura, realize a atividade com o paciente sentado. Nunca deixe a criança sozinha durante o uso do equipamento. A segurança vem em primeiro lugar para que a experiência seja produtiva, terapêutica e segura."
O que solicitar à criança:
"Vamos olhar o que tem nesta sala. Você consegue me mostrar o foguete e o robô?"
Objetivo:
Estímulo à observação e reconhecimento visual.
Comportamento esperado:
A criança identifica os objetos solicitados e os nomeia ou aponta.
Resultado esperado:
Interação com os estímulos estáticos e desenvolvimento de vocabulário funcional.
Comando do terapeuta:
"Onde está o relógio?" "Você consegue encontrar o quadro?" "O que parece mais divertido aqui?"
Habilidade desenvolvida:
Atenção visual, nomeação funcional e discriminação de objetos.

🔹 2. Atividade: Localizando a Saída
🎙️ Orientações de Segurança no Uso do AMETECH
"Atenção!
Para garantir a segurança no uso do AMETECH, é fundamental que o paciente esteja acompanhado por um profissional ou responsável durante toda a atividade. O uso dos óculos de realidade virtual pode reduzir a percepção do ambiente real, por isso é importante que o local esteja livre de obstáculos, móveis e objetos que possam causar acidentes. Certifique-se de que o espaço é adequado: se o ambiente for muito pequeno ou não permitir mobilidade segura, realize a atividade com o paciente sentado. Nunca deixe a criança sozinha durante o uso do equipamento. A segurança vem em primeiro lugar para que a experiência seja produtiva, terapêutica e segura."
O que solicitar à criança:
"Vamos descobrir juntos onde fica a saída do labirinto!"
Objetivo:
Trabalhar orientação espacial e resolução de problemas.
Comportamento esperado:
A criança caminha pelo labirinto, explorando os caminhos até encontrar a saída.
Resultado esperado:
Deslocamento autônomo, compreensão espacial e perseverança na tarefa.
Comando do terapeuta:
"Vamos por esse caminho?" "Está certo ou precisamos voltar?" "Quase lá! Falta pouco!"
Habilidade desenvolvida:
Planejamento motor, raciocínio espacial e autonomia.

🔹 3. Atividade: Passando pelo Túnel
🎙️ Orientações de Segurança no Uso do AMETECH
"Atenção!
Para garantir a segurança no uso do AMETECH, é fundamental que o paciente esteja acompanhado por um profissional ou responsável durante toda a atividade. O uso dos óculos de realidade virtual pode reduzir a percepção do ambiente real, por isso é importante que o local esteja livre de obstáculos, móveis e objetos que possam causar acidentes. Certifique-se de que o espaço é adequado: se o ambiente for muito pequeno ou não permitir mobilidade segura, realize a atividade com o paciente sentado. Nunca deixe a criança sozinha durante o uso do equipamento. A segurança vem em primeiro lugar para que a experiência seja produtiva, terapêutica e segura."
O que solicitar à criança:
"Vamos passar pelo túnel! Para isso, precisamos nos abaixar!"
Objetivo:
Trabalhar a coordenação motora e adaptação corporal.
Comportamento esperado:
A criança percebe a necessidade de abaixar-se e realiza o movimento corretamente.
Resultado esperado:
Superação do obstáculo com sucesso.
Comando do terapeuta:
"Como podemos passar por ali?" "O que acontece se você abaixar um pouco?"
Habilidade desenvolvida:
Consciência corporal, coordenação motora e flexibilidade de movimento.

🔹 4. Atividade: Interação com Objetos
🎙️ Orientações de Segurança no Uso do AMETECH
"Atenção!
Para garantir a segurança no uso do AMETECH, é fundamental que o paciente esteja acompanhado por um profissional ou responsável durante toda a atividade. O uso dos óculos de realidade virtual pode reduzir a percepção do ambiente real, por isso é importante que o local esteja livre de obstáculos, móveis e objetos que possam causar acidentes. Certifique-se de que o espaço é adequado: se o ambiente for muito pequeno ou não permitir mobilidade segura, realize a atividade com o paciente sentado. Nunca deixe a criança sozinha durante o uso do equipamento. A segurança vem em primeiro lugar para que a experiência seja produtiva, terapêutica e segura."
O que solicitar à criança:
"Chegue mais perto da bola e veja o que acontece!" Nomeios Objetos.
Objetivo:
Estimular a coordenação motora.
Comportamento esperado:
A criança se aproxima da bola e observa seu movimento. Aponta para um objeto ou chega próximo.
Resultado esperado:
Reação ao movimento do objeto, com ou sem interação verbal.
Comando do terapeuta:
"O que aconteceu quando você se aproximou?" "Você acha que consegue empurrar?" "Você consegue passar a bola pelo túnel?"
Habilidade desenvolvida:
Exploração ativa, atenção dividida e causa-consequência.
