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Manual de Utilização

Apresentação do Módulo - Cozinha

O módulo Cozinha do AMETECH foi desenvolvido para criar um ambiente virtual interativo e seguro, com o objetivo de estimular habilidades funcionais, cognitivas e comportamentais de crianças neurodivergentes, especialmente com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

O ambiente simula uma cozinha com os seguintes elementos interativos:

  • Fogão com chamas visíveis

  • Armários com itens de cozinha que se abrem quando a criança se aproxima

  • Geladeira com alimentos diversos que se abre ao contato

  • Armário vertical com alimentos com abertura automática por aproximação

Possibilidades de Atividades com Análise Comportamental Aplicada (ABA)

🔹 1. Atividade: Identificação de Alimentos

🔹 2. Atividade: Seguir Instruções Simples

🔹 3. Atividade: Nomeação Funcional de Objetos

🔹 4. Atividade: Escolhas e Preferências

🔹 5. Atividade: Segurança Doméstica

Recomendações ao Terapeuta

 

1.Crie suas próprias atividades:O módulo é aberto à criatividade do terapeuta. Você pode desenvolver tarefas adaptadas aos objetivos específicos do seu paciente.

 

2.Registro da evolução da criança:Após cada tentativa de atividade, registre o desempenho da criança no sistema AMETECH utilizando os botões disponíveis:

     A criança não realiza a tarefa

AT    A criança realiza a tarefa totalmente dependente do terapeuta

AI    A criança realiza a tarefa parcialmente dependente do terapeuta

AM  A criança realiza a tarefa com pouca intervenção

+     A criança realiza a tarefa de forma independente

  1. Número de tentativas:
    Você pode repetir a mesma atividade quantas vezes desejar para melhor observar o progresso da criança.

  2. Análise de evolução:
    O sistema AMETECH gera um gráfico histórico com os registros realizados. Isso permite visualizar claramente a evolução da criança ao longo do tempo.

  3. Geração de relatório:
    Após a sessão, você poderá gerar um relatório em PDF, contendo:

    • Nome do paciente

    • Objetivo da atividade

    • Gráfico de desempenho

    • Conclusão escrita pelo terapeuta

    • Assinatura do profissional

botoes.png

Avalie o gráfico antes de gerar o relatório:

 

grafico.png

📌 Considerações Finais

 

O módulo Cozinha foi projetado para ser mais do que uma simulação — é uma ferramenta terapêutica interativa, engajadora e baseada em princípios da ABA. A flexibilidade do sistema permite adaptar as atividades para diferentes perfis e níveis de desenvolvimento.Se tiver dúvidas sobre o uso da ferramenta, entre em contato com o suporte técnico do AMETECH.

🔹 1. Atividade: Identificação de Alimentos

🎙️ Orientações de Segurança no Uso do AMETECH

 

"Atenção!

Para garantir a segurança no uso do AMETECH, é fundamental que o paciente esteja acompanhado por um profissional ou responsável durante toda a atividade. O uso dos óculos de realidade virtual pode reduzir a percepção do ambiente real, por isso é importante que o local esteja livre de obstáculos, móveis e objetos que possam causar acidentes. Certifique-se de que o espaço é adequado: se o ambiente for muito pequeno ou não permitir mobilidade segura, realize a atividade com o paciente sentado. Nunca deixe a criança sozinha durante o uso do equipamento. A segurança vem em primeiro lugar para que a experiência seja produtiva, terapêutica e segura."

O que solicitar à criança:

"Vamos até a geladeira. Quando ela abrir, quero que você me mostre onde está a banana."

 

Objetivo:

Trabalhar reconhecimento e nomeação de alimentos.

 

Comportamento esperado:

A criança deve localizar e apontar (ou indicar verbalmente) o alimento solicitado.

 

Resultado esperado:

A criança identifica corretamente o alimento entre vários outros.

 

Comando do terapeuta:

"Mostre onde está a [nome do alimento]", "Muito bem!", ou "Vamos tentar de novo."

 

Habilidade desenvolvida:

Discriminação visual, vocabulário funcional e atenção sustentada.

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🔹 2. Atividade: Seguir Instruções Simples

🎙️ Orientações de Segurança no Uso do AMETECH

 

"Atenção!

Para garantir a segurança no uso do AMETECH, é fundamental que o paciente esteja acompanhado por um profissional ou responsável durante toda a atividade. O uso dos óculos de realidade virtual pode reduzir a percepção do ambiente real, por isso é importante que o local esteja livre de obstáculos, móveis e objetos que possam causar acidentes. Certifique-se de que o espaço é adequado: se o ambiente for muito pequeno ou não permitir mobilidade segura, realize a atividade com o paciente sentado. Nunca deixe a criança sozinha durante o uso do equipamento. A segurança vem em primeiro lugar para que a experiência seja produtiva, terapêutica e segura."

O que solicitar à criança:
"Vamos até o armário ou na pia. Quando ele abrir, indique onde está o prato e vá até aonde devemos colocar a prato."

Objetivo:
Estimular o seguimento de comandos simples em sequência.

Comportamento esperado:
A criança se desloca até o armário, localiza o item e realiza a ação solicitada.

Resultado esperado:
Cumprimento da tarefa em sequência correta com ou sem apoio.

Comando do terapeuta:
"Vá até o armário", "Agora, aponte o prato", "vá até aonde colocamos o prato para se alimentar - na mesa."

Habilidade desenvolvida:
Execução de tarefas em sequência, compreensão de comandos verbais, coordenação motora.

🔹 3. Atividade: Nomeação Funcional de Objetos

🎙️ Orientações de Segurança no Uso do AMETECH

 

"Atenção!

Para garantir a segurança no uso do AMETECH, é fundamental que o paciente esteja acompanhado por um profissional ou responsável durante toda a atividade. O uso dos óculos de realidade virtual pode reduzir a percepção do ambiente real, por isso é importante que o local esteja livre de obstáculos, móveis e objetos que possam causar acidentes. Certifique-se de que o espaço é adequado: se o ambiente for muito pequeno ou não permitir mobilidade segura, realize a atividade com o paciente sentado. Nunca deixe a criança sozinha durante o uso do equipamento. A segurança vem em primeiro lugar para que a experiência seja produtiva, terapêutica e segura."

O que solicitar à criança:
"Quais objetos que servem para comer você vê nesse armário?"

Objetivo:
Ampliar o repertório verbal e funcional sobre utensílios domésticos.

Comportamento esperado:
A criança nomeia objetos como prato, colher, garfo, copo etc.

Resultado esperado:
Uso funcional da linguagem, identificação do uso dos objetos.

Comando do terapeuta:
"O que usamos para tomar suco?", "O que você vê aqui que usamos para comer arroz?"

Habilidade desenvolvida:
Expressão verbal, categorização e raciocínio funcional.

🔹 4. Atividade: Escolhas e Preferências

🎙️ Orientações de Segurança no Uso do AMETECH

 

"Atenção!

Para garantir a segurança no uso do AMETECH, é fundamental que o paciente esteja acompanhado por um profissional ou responsável durante toda a atividade. O uso dos óculos de realidade virtual pode reduzir a percepção do ambiente real, por isso é importante que o local esteja livre de obstáculos, móveis e objetos que possam causar acidentes. Certifique-se de que o espaço é adequado: se o ambiente for muito pequeno ou não permitir mobilidade segura, realize a atividade com o paciente sentado. Nunca deixe a criança sozinha durante o uso do equipamento. A segurança vem em primeiro lugar para que a experiência seja produtiva, terapêutica e segura."

O que solicitar à criança:
"Escolha um alimento da dispensa que você mais gosta."

Objetivo:
Estimular tomada de decisão, expressão de preferência e autonomia.

Comportamento esperado:
A criança se aproxima, observa os alimentos e indica sua escolha.

Resultado esperado:
Criança expressa preferência de forma clara, com ou sem apoio verbal.

Comando do terapeuta:
"Escolha um alimento", "Qual você prefere?", "Pode apontar se quiser."

Habilidade desenvolvida:
Autonomia, expressão emocional e escolha consciente.

🔹 5. Atividade: Segurança Doméstica

🎙️ Orientações de Segurança no Uso do AMETECH

 

"Atenção!

Para garantir a segurança no uso do AMETECH, é fundamental que o paciente esteja acompanhado por um profissional ou responsável durante toda a atividade. O uso dos óculos de realidade virtual pode reduzir a percepção do ambiente real, por isso é importante que o local esteja livre de obstáculos, móveis e objetos que possam causar acidentes. Certifique-se de que o espaço é adequado: se o ambiente for muito pequeno ou não permitir mobilidade segura, realize a atividade com o paciente sentado. Nunca deixe a criança sozinha durante o uso do equipamento. A segurança vem em primeiro lugar para que a experiência seja produtiva, terapêutica e segura."

O que solicitar à criança:
"Olhe o fogão. Você acha que ele está ligado ou desligado? Podemos tocar na chama?"

Objetivo:
Ensinar noções básicas de segurança em ambientes domésticos.

Comportamento esperado:
Criança reconhece o perigo e responde verbalmente ou com gestos negativos.

Resultado esperado:
Identificação correta de situação de risco e resposta de prevenção.

Comando do terapeuta:
"O que você vê no fogão?", "Está quente ou frio?", "Podemos tocar?"

Habilidade desenvolvida:
Consciência de segurança, autocontrole e julgamento de risco.

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