
Manual de Utilização
Apresentação do Módulo - Semáforo
O módulo Semáforo do AMETECH foi desenvolvido para simular, de forma segura e interativa, um ambiente urbano, permitindo que crianças neurodivergentes treinem habilidades importantes relacionadas à mobilidade urbana, segurança no trânsito e comportamento em espaço público.
O ambiente simula uma rua com os seguintes elementos interativos:
-
Passeios laterais (calçadas) por onde a criança pode caminhar;
-
Ruas com tráfego de veículos (comportamento previsível e controlado);
-
Faixa de pedestre;
-
Sinal de trânsito (semáforo) com mudança de cores (vermelho, amarelo e verde);
-
Jardins e elementos de paisagem visualmente estimulantes (não acessíveis à interação direta).
Possibilidades de Atividades com Análise Comportamental Aplicada (ABA)
🔹 1. Atividade: Reconhecendo o Sinal Vermelho
🔹 2. Atividade: Atravessando com Segurança
🔹 3. Atividade: Caminhando na Calçada
🔹 4. Atividade: Atenção aos Carros
✅ Recomendações ao Terapeuta
1.Crie suas próprias atividades:O módulo é aberto à criatividade do terapeuta. Você pode desenvolver tarefas adaptadas aos objetivos específicos do seu paciente.
2.Registro da evolução da criança:Após cada tentativa de atividade, registre o desempenho da criança no sistema AMETECH utilizando os botões disponíveis:
– A criança não realiza a tarefa
AT A criança realiza a tarefa totalmente dependente do terapeuta
AI A criança realiza a tarefa parcialmente dependente do terapeuta
AM A criança realiza a tarefa com pouca intervenção
+ A criança realiza a tarefa de forma independente
-
Número de tentativas:
Você pode repetir a mesma atividade quantas vezes desejar para melhor observar o progresso da criança. -
Análise de evolução:
O sistema AMETECH gera um gráfico histórico com os registros realizados. Isso permite visualizar claramente a evolução da criança ao longo do tempo. -
Geração de relatório:
Após a sessão, você poderá gerar um relatório em PDF, contendo:-
Nome do paciente
-
Objetivo da atividade
-
Gráfico de desempenho
-
Conclusão escrita pelo terapeuta
-
Assinatura do profissional
-

Avalie o gráfico antes de gerar o relatório:

📌 Considerações Finais
O módulo Cozinha foi projetado para ser mais do que uma simulação — é uma ferramenta terapêutica interativa, engajadora e baseada em princípios da ABA. A flexibilidade do sistema permite adaptar as atividades para diferentes perfis e níveis de desenvolvimento.Se tiver dúvidas sobre o uso da ferramenta, entre em contato com o suporte técnico do AMETECH.
🔹 1. Atividade: Reconhecendo o Sinal Vermelho
🎙️ Orientações de Segurança no Uso do AMETECH
"Atenção!
Para garantir a segurança no uso do AMETECH, é fundamental que o paciente esteja acompanhado por um profissional ou responsável durante toda a atividade. O uso dos óculos de realidade virtual pode reduzir a percepção do ambiente real, por isso é importante que o local esteja livre de obstáculos, móveis e objetos que possam causar acidentes. Certifique-se de que o espaço é adequado: se o ambiente for muito pequeno ou não permitir mobilidade segura, realize a atividade com o paciente sentado. Nunca deixe a criança sozinha durante o uso do equipamento. A segurança vem em primeiro lugar para que a experiência seja produtiva, terapêutica e segura."
Objetivo:
Trabalhar a identificação de cores e o entendimento da função do semáforo.
O que solicitar à criança:
"Vamos caminhar até a faixa. Me diga o que o sinal está mostrando agora."
Comportamento esperado:
A criança observa o semáforo e relata corretamente a cor exibida.
Resultado esperado:
Reconhecimento adequado da sinalização e espera no sinal vermelho.
Comando do terapeuta:
"O que está aparecendo no semáforo agora?" "Devemos atravessar ou esperar?"
Habilidade desenvolvida:
Discriminação visual, autocontrole e segurança no trânsito.

🔹 2. Atividade: Atravessando com Segurança
🎙️ Orientações de Segurança no Uso do AMETECH
"Atenção!
Para garantir a segurança no uso do AMETECH, é fundamental que o paciente esteja acompanhado por um profissional ou responsável durante toda a atividade. O uso dos óculos de realidade virtual pode reduzir a percepção do ambiente real, por isso é importante que o local esteja livre de obstáculos, móveis e objetos que possam causar acidentes. Certifique-se de que o espaço é adequado: se o ambiente for muito pequeno ou não permitir mobilidade segura, realize a atividade com o paciente sentado. Nunca deixe a criança sozinha durante o uso do equipamento. A segurança vem em primeiro lugar para que a experiência seja produtiva, terapêutica e segura."
Objetivo:
Ensinar comportamento seguro e obediência às regras de trânsito.
O que solicitar à criança:
"Vamos atravessar a rua só quando o sinal estiver vermelho para os carros."
Comportamento esperado:
A criança espera o sinal verde e atravessa pela faixa.
Resultado esperado:
Cumprimento da regra de segurança com ou sem auxílio.
Comando do terapeuta:
"Podemos atravessar agora?" "Espere até o sinal ficar verde."
Habilidade desenvolvida:
Autocontrole, compreensão de regras sociais, segurança.

🔹 3. Atividade: Caminhando na Calçada
🎙️ Orientações de Segurança no Uso do AMETECH
"Atenção!
Para garantir a segurança no uso do AMETECH, é fundamental que o paciente esteja acompanhado por um profissional ou responsável durante toda a atividade. O uso dos óculos de realidade virtual pode reduzir a percepção do ambiente real, por isso é importante que o local esteja livre de obstáculos, móveis e objetos que possam causar acidentes. Certifique-se de que o espaço é adequado: se o ambiente for muito pequeno ou não permitir mobilidade segura, realize a atividade com o paciente sentado. Nunca deixe a criança sozinha durante o uso do equipamento. A segurança vem em primeiro lugar para que a experiência seja produtiva, terapêutica e segura."
Objetivo:
Estabelecer limites de espaço seguro no ambiente urbano.
O que solicitar à criança:
"Vamos andar somente pela calçada, sem ir para a rua."
Comportamento esperado:
A criança permanece na calçada, desviando dos obstáculos.
Resultado esperado:
Locomoção segura dentro da área determinada.
Comando do terapeuta:
"Por onde é mais seguro caminhar?" "Vamos juntos pela calçada."
Habilidade desenvolvida:
Orientação espacial, regras sociais e atenção.

🔹 4. Atividade: Atenção aos Carros
🎙️ Orientações de Segurança no Uso do AMETECH
"Atenção!
Para garantir a segurança no uso do AMETECH, é fundamental que o paciente esteja acompanhado por um profissional ou responsável durante toda a atividade. O uso dos óculos de realidade virtual pode reduzir a percepção do ambiente real, por isso é importante que o local esteja livre de obstáculos, móveis e objetos que possam causar acidentes. Certifique-se de que o espaço é adequado: se o ambiente for muito pequeno ou não permitir mobilidade segura, realize a atividade com o paciente sentado. Nunca deixe a criança sozinha durante o uso do equipamento. A segurança vem em primeiro lugar para que a experiência seja produtiva, terapêutica e segura."
Objetivo:
Trabalhar a observação do comportamento dos carros e estímulos dinâmicos.
O que solicitar à criança:
"Observe os carros. Eles param no sinal verde? Quais são os riscos de passar no sinal verde?"
Comportamento esperado:
A criança identifica os momentos em que os carros param e andam.
Resultado esperado:
Percepção e entendimento da lógica do trânsito simulado.
Comando do terapeuta:
"O carro está parado ou andando?" "Está verde ou vermelho o sinal para os carros?"
Habilidade desenvolvida:
Atenção visual, associação de estímulos e compreensão de contexto.
