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Manual de Utilização

Apresentação do Módulo - Semáforo

O módulo Semáforo do AMETECH foi desenvolvido para simular, de forma segura e interativa, um ambiente urbano, permitindo que crianças neurodivergentes treinem habilidades importantes relacionadas à mobilidade urbana, segurança no trânsito e comportamento em espaço público.

O ambiente simula uma rua com os seguintes elementos interativos:

  • Passeios laterais (calçadas) por onde a criança pode caminhar;

  • Ruas com tráfego de veículos (comportamento previsível e controlado);

  • Faixa de pedestre;

  • Sinal de trânsito (semáforo) com mudança de cores (vermelho, amarelo e verde);

  • Jardins e elementos de paisagem visualmente estimulantes (não acessíveis à interação direta).

Possibilidades de Atividades com Análise Comportamental Aplicada (ABA)

🔹 1. Atividade: Reconhecendo o Sinal Vermelho

🔹 2. Atividade: Atravessando com Segurança

🔹 3. Atividade: Caminhando na Calçada

🔹 4. Atividade: Atenção aos Carros

Recomendações ao Terapeuta

 

1.Crie suas próprias atividades:O módulo é aberto à criatividade do terapeuta. Você pode desenvolver tarefas adaptadas aos objetivos específicos do seu paciente.

 

2.Registro da evolução da criança:Após cada tentativa de atividade, registre o desempenho da criança no sistema AMETECH utilizando os botões disponíveis:

     A criança não realiza a tarefa

AT    A criança realiza a tarefa totalmente dependente do terapeuta

AI    A criança realiza a tarefa parcialmente dependente do terapeuta

AM  A criança realiza a tarefa com pouca intervenção

+     A criança realiza a tarefa de forma independente

  1. Número de tentativas:
    Você pode repetir a mesma atividade quantas vezes desejar para melhor observar o progresso da criança.

  2. Análise de evolução:
    O sistema AMETECH gera um gráfico histórico com os registros realizados. Isso permite visualizar claramente a evolução da criança ao longo do tempo.

  3. Geração de relatório:
    Após a sessão, você poderá gerar um relatório em PDF, contendo:

    • Nome do paciente

    • Objetivo da atividade

    • Gráfico de desempenho

    • Conclusão escrita pelo terapeuta

    • Assinatura do profissional

botoes.png

Avalie o gráfico antes de gerar o relatório:

 

grafico.png

📌 Considerações Finais

 

O módulo Cozinha foi projetado para ser mais do que uma simulação — é uma ferramenta terapêutica interativa, engajadora e baseada em princípios da ABA. A flexibilidade do sistema permite adaptar as atividades para diferentes perfis e níveis de desenvolvimento.Se tiver dúvidas sobre o uso da ferramenta, entre em contato com o suporte técnico do AMETECH.

🔹 1. Atividade: Reconhecendo o Sinal Vermelho

🎙️ Orientações de Segurança no Uso do AMETECH

 

"Atenção!

Para garantir a segurança no uso do AMETECH, é fundamental que o paciente esteja acompanhado por um profissional ou responsável durante toda a atividade. O uso dos óculos de realidade virtual pode reduzir a percepção do ambiente real, por isso é importante que o local esteja livre de obstáculos, móveis e objetos que possam causar acidentes. Certifique-se de que o espaço é adequado: se o ambiente for muito pequeno ou não permitir mobilidade segura, realize a atividade com o paciente sentado. Nunca deixe a criança sozinha durante o uso do equipamento. A segurança vem em primeiro lugar para que a experiência seja produtiva, terapêutica e segura."

Objetivo:
Trabalhar a identificação de cores e o entendimento da função do semáforo.

O que solicitar à criança:

"Vamos caminhar até a faixa. Me diga o que o sinal está mostrando agora."

Comportamento esperado:
A criança observa o semáforo e relata corretamente a cor exibida.

Resultado esperado:
Reconhecimento adequado da sinalização e espera no sinal vermelho.

Comando do terapeuta:
"O que está aparecendo no semáforo agora?" "Devemos atravessar ou esperar?"

Habilidade desenvolvida:
Discriminação visual, autocontrole e segurança no trânsito.

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🔹 2. Atividade: Atravessando com Segurança

🎙️ Orientações de Segurança no Uso do AMETECH

 

"Atenção!

Para garantir a segurança no uso do AMETECH, é fundamental que o paciente esteja acompanhado por um profissional ou responsável durante toda a atividade. O uso dos óculos de realidade virtual pode reduzir a percepção do ambiente real, por isso é importante que o local esteja livre de obstáculos, móveis e objetos que possam causar acidentes. Certifique-se de que o espaço é adequado: se o ambiente for muito pequeno ou não permitir mobilidade segura, realize a atividade com o paciente sentado. Nunca deixe a criança sozinha durante o uso do equipamento. A segurança vem em primeiro lugar para que a experiência seja produtiva, terapêutica e segura."

Objetivo:
Ensinar comportamento seguro e obediência às regras de trânsito.

O que solicitar à criança:

"Vamos atravessar a rua só quando o sinal estiver vermelho para os carros."

Comportamento esperado:
A criança espera o sinal verde e atravessa pela faixa.

Resultado esperado:
Cumprimento da regra de segurança com ou sem auxílio.

Comando do terapeuta:
"Podemos atravessar agora?" "Espere até o sinal ficar verde."

Habilidade desenvolvida:
Autocontrole, compreensão de regras sociais, segurança.

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🔹 3. Atividade: Caminhando na Calçada

🎙️ Orientações de Segurança no Uso do AMETECH

 

"Atenção!

Para garantir a segurança no uso do AMETECH, é fundamental que o paciente esteja acompanhado por um profissional ou responsável durante toda a atividade. O uso dos óculos de realidade virtual pode reduzir a percepção do ambiente real, por isso é importante que o local esteja livre de obstáculos, móveis e objetos que possam causar acidentes. Certifique-se de que o espaço é adequado: se o ambiente for muito pequeno ou não permitir mobilidade segura, realize a atividade com o paciente sentado. Nunca deixe a criança sozinha durante o uso do equipamento. A segurança vem em primeiro lugar para que a experiência seja produtiva, terapêutica e segura."

Objetivo:
Estabelecer limites de espaço seguro no ambiente urbano.

O que solicitar à criança:

"Vamos andar somente pela calçada, sem ir para a rua."

Comportamento esperado:
A criança permanece na calçada, desviando dos obstáculos.

Resultado esperado:
Locomoção segura dentro da área determinada.

Comando do terapeuta:
"Por onde é mais seguro caminhar?" "Vamos juntos pela calçada."

 

Habilidade desenvolvida:
Orientação espacial, regras sociais e atenção.

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🔹 4. Atividade: Atenção aos Carros

🎙️ Orientações de Segurança no Uso do AMETECH

 

"Atenção!

Para garantir a segurança no uso do AMETECH, é fundamental que o paciente esteja acompanhado por um profissional ou responsável durante toda a atividade. O uso dos óculos de realidade virtual pode reduzir a percepção do ambiente real, por isso é importante que o local esteja livre de obstáculos, móveis e objetos que possam causar acidentes. Certifique-se de que o espaço é adequado: se o ambiente for muito pequeno ou não permitir mobilidade segura, realize a atividade com o paciente sentado. Nunca deixe a criança sozinha durante o uso do equipamento. A segurança vem em primeiro lugar para que a experiência seja produtiva, terapêutica e segura."

Objetivo:
Trabalhar a observação do comportamento dos carros e estímulos dinâmicos.

O que solicitar à criança:

"Observe os carros. Eles param no sinal verde? Quais são os riscos de passar no sinal verde?"

Comportamento esperado:
A criança identifica os momentos em que os carros param e andam.

Resultado esperado:
Percepção e entendimento da lógica do trânsito simulado.

Comando do terapeuta:
"O carro está parado ou andando?" "Está verde ou vermelho o sinal para os carros?"

Habilidade desenvolvida:
Atenção visual, associação de estímulos e compreensão de contexto.

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